Assistindo a Escolinha do Professor Raimundo, hoje, notei que os personagens de Chico Anysio são, mesmo, atemporais e universais.
Quantas Tatis encontramos em sala de aula?! - "Explique, fundamentadamente, quem foi Cesare Lombroso". "Cara, tipo assim, o Cesare era um cara sinixtro. Nasceu lá para as bandas da Itália e fundou, junto com uns brothers, a escola Positivista. O Cesare estudava o delinquente. Tipo o bandidão em si, assim, tá ligado? Um dia o Cesare falou: "cara, será que os manos que cometem crime, tipo assim, não têm algum traço em comum?", aí pessoal falou "pô, Cesare, capaz de você ter razão nessa parada". Aí o Cesare, boladão que tava, decidiu estudar isso aí." E quem nunca teve um aluno - dois, três, quatro - como o Rolando Lero? - "Explique a influência dos estudos de Nelson Hungria para a dosimetria da pena". "Nelsinho... Ah, o Nelsinho. Gria, como é chamado lá pelo pessoal da pelada, é um artilheiro incomparável. E, além de ser bom de bola, o grande Nelson tem uma baita influência para os estudos da pena..." - "Meu caro, Nelson Hungria morreu em 1969..." "Não, Professora... Não fala isso! O Nelsinho morreu?? Como que você me dá uma noticia dessa assim?! Meu Deus... Nunca mais vou ver um gol marcado pelo Gria?" E sempre, sempre há um Pedro Pedreira. - "Claus Roxin é um dos maiores pesquisadores de direito penal da atualidade. Discorra sobre o estado de necessidade nos estudos de Roxin". "Quem disse que Roxin é um dos maiores pesquisadores da atualidade? Tem o nome do Roxin na calçada da fama em Hollywood? Roxin ganhou algum Globo de Ouro? Você tem foto do Roxin pegando alguma modelo da Victorias Secret? Tem algum aeroporto na Alemanha com o nome do Roxin? Então... Não me venha com churumelas." E, claro, sempre tem um Aldemar Vigário. -"Explique as influências de Welzel, considerado o pai do finalismo, para o conceito analítico de crime". "Professora... O Welzel pode ser o pai do finalismo... Mas a avó do finalismo quem é? Quem? Quem? Quem? É a senhora, Professora. Não vem com humildade não. Conheço teu passado, conheço teus estudos. Lembra? Lembra lá em Curitiba quando você começou a estudar Direito Penal? Fez estágio no Ministério Público... Lembra, Professora? Ah.. Ninguém te tira esse título de avó do finalismo..." É... Sem contar os Seus Bonecos, os Zés Bonitinhos, as Cacildas, os Nersos da Capitingas nossos de cada dia... E o salário... Oh... Marion Bach Advogada Mestre em Teoria do Estado pela UFPR Professora de Direito Penal da UNICURITIBA e UNIFAE
0 Comments
Leave a Reply. |
ColunaS
All
|
|
Os artigos publicados, por colunistas e convidados, são de responsabilidade exclusiva dos autores, não representando, necessariamente, a opinião ou posicionamento da Sala de Aula Criminal.
ISSN 2526-0456 |